João Pessoa registrou mais chuva do que o esperado para todo o mês de fevereiro em apenas 48 horas . Entre a segunda-feira (3) e a tarde da quarta-feira (45), foram 111,2 milímetros de precipitação, superando a média histórica de 106,2 mm para o mês. Os dados são da Defesa Civil Municipal
A cidade segue em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até a manhã desta quinta-feira (6). O alerta prevê chuvas intensas, com possibilidade de precipitação superior a 60 mm/h e mais de 100 mm/dia, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h. Também há risco de danos a edificações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos, enxurradas e descargas elétricas.
Bairros como José Américo, Bancários e Geisel enfrentaram alagamentos, falhas nos semáforos e trânsito comprometido, com pontos como a Avenida Hilton Souto Maior e o Viaduto do Cristo apresentando acúmulo de água. No Valentina, algumas casas foram invadidas pela água, e na Ladeira São Francisco, o calçamento cedeu devido à intensidade das chuvas.
LEIA TAMBÉM:
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, afirmou que as equipes seguem em operação nas ruas. “Estamos atuando com todas as nossas equipes e, até as 16h de ontem, registramos 24 ocorrências, todas com prioridade para situações de risco à população”, disse Chaves.
Segundo a Defesa Civil, apesar dos transtornos, não houve ocorrências graves até o momento.
A Defesa Civil, que funciona 24 horas, pode ser acionada por meio do telefone 199, WhatsApp (98831-6885) ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”.