Chuva intensa deixa ruas alagadas, semáforos com defeito e trânsito lento

Chuva intensa deixa ruas alagadas, semáforos com defeito e trânsito lento. Alagamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa. Reprodução/Semob

A chuva intensa que atinge João Pessoa nesta quarta-feira (5) causou diversos transtornos para moradores de vários bairros, incluindo José Américo, Bancários e Geisel. Pelo segundo dia seguido, ruas e avenidas ficaram alagadas, semáforos apresentaram falhas e o trânsito registrou lentidão em diferentes regiões da cidade.

Por volta das 15h, a Semob João Pessoa identificou três locais com acúmulo significativo de água, dificultando ou impedindo a passagem de veículos:

  • Avenida Hilton Souto Maior, no trecho da A&C e na lateral da Transnacional Cel. Augusto F. Maia (Viaduto do Cristo)
  • Avenida Valdemar Naziazeno (próximo à Central de Polícia)
  • Rua Bancário Sérgio Guerra (região do Equilíbrio do Ser)

Calçamento cede na Ladeira São Francisco

Calçamento cedeu na Ladeira São Francisco. Pedro Hugo/TV Cabo Branco

Parte do calçamento da Ladeira São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa, cedeu após as chuvas. O trecho afetado fica nas proximidades da Casa da Pólvora.

O coronel Kelson Chaves, da Defesa Civil, informou que o órgão avalia a necessidade de interditar a via. Até a última atualização desta notícia, o trânsito seguia liberado.

Alerta vermelho de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta para chuvas intensas, colocando o litoral da Paraíba sob alerta vermelho de grande perigo.

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho (grande perigo) prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Também há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Inicialmente, o Inmet emitiu um alerta laranja para toda a Paraíba, incluindo a região litorânea. O alerta segue ativo.

Segundo o Inmet, esse nível de alerta prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm ao longo do dia, além de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h. Nessas condições, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.