Em outubro de 2023, os Rolling Stones lançaram um álbum novo. Hackney Diamonds foi o primeiro disco autoral inédito de estúdio em quase duas décadas.
No geral, Hackney Diamonds foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Os caras estavam em plena forma, e Sweet Sounds of Heaven é uma verdadeira joia.
Na época, escrevi: “Sweet Sounds of Heaven é o ponto alto do álbum. Com seus mais de sete minutos, poderia estar em qualquer um dos grandes álbuns da banda. A gente ouve e diz: esses são os Rolling Stones no que eles têm de melhor”.
E segui: “O repertório tem rock, blues, country, gospel e ‘toda uma gama de música pop’ – como Jagger disse certa vez para definir o que os Rolling Stones sempre fizeram. As faixas se sucedem num nível que não frustrará os aficionados da banda”.
Em novembro de 2023, Paul McCartney e Ringo Starr lançaram aquela que seria a última música dos Beatles. Ela se chama Now and Then.
Now and Then foi composta por John Lennon na segunda metade da década de 1970. Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison trabalharam sobre a fita original em meados dos anos 1990, mas desistiram de lançar a canção.
Em 2023, Paul e Ringo se debruçaram sobre o que haviam feito nos anos 1990, ainda com George, purificaram a voz de John usando IA, acrescentaram instrumentos e vozes, e o resultado foi o single Now and Then.
Não gostei e escrevi: “Essa última música dos Beatles é fraquinha, fraquinha, a despeito de todos os esforços que Paul McCartney e Ringo Starr fizeram para finalizá-la. É produto de um John Lennon menor. Um Lennon muito pouco inspirado”.
Neste domingo, 02 de fevereiro de 2025, na cerimônia do Grammy, lá estavam os Beatles e os Rolling Stones. Hackney Diamonds ganhou como Melhor Álbum de Rock, e Now and Then, como Melhor Performance de Rock.
Em ação desde 1963, os Rolling Stones – agora um trio formado por Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood – estavam se preparando para a “perna” europeia da turnê Hackney Diamonds, mas mudaram de ideia.
Daqui a dois meses, faz 55 anos que os Beatles se separaram. Paul McCartney está com 82 anos, e Ringo Starr, o mais velho dos quatro, tem 84 anos.
É incrível. E é muito bom. O tempo passou, e os Beatles e os Rolling Stones permanecem vivos. E ganhando Grammy. O cara da foto é Sean Lennon, filho de John e Yoko, que fará 50 anos em outubro. Uma década a mais do que o tempo de vida que o pai teve.