Prefeito de Conceição, no Sertão da Paraíba, nomeia pai, mãe e esposa como secretários

(Foto: Reprodução)

O prefeito reeleito de Conceição, no sertão da Paraíba, Samuel Soares Lavor de Lacerda (Solidariedade), tomou uma decisão no mínimo polêmica na composição do seu secretariado: nomeou o seu pai, sua mãe e sua esposa para cargos de alto escalão na prefeitura.

Silvânia Maria Soares Lavor de Lacerda, mãe do prefeito, foi designada para comandar a Secretaria Municipal de Educação, cargo que ela já havia ocupado no primeiro mandato de Samuel, mas na pasta da Assistência Social.

Já o pai do prefeito, Francisco Ives de Lacerda, foi nomeado para a chefia do Gabinete do prefeito, enquanto que sua esposa, Ingrid Dantas Marques Chaves Rodrigues, assumiu a Secretaria de Direitos e Políticas Públicas da Mulher.

Vale lembrar que Conceição tem sido administrada pela família Lacerda desde 2012, quando o tio de Samuel, Nilson Lacerda, foi eleito prefeito pelo PSDB e reeleito em 2016.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou casos semelhantes. Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a nomeação de cinco parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), para cargos públicos. À época Moraes argumentou que tais nomeações infringiam a Súmula Vinculante 13, que proíbe o nepotismo.

O prefeito foi procurado pelo Blog Pleno Poder, mas não retornou as mensagens nem atendeu as ligações. O espaço, claro, segue aberto.

Caso semelhante na Paraíba

Na última semana o Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas (PSD), a exoneração de dois sobrinhos que ocupam cargos comissionados na prefeitura da cidade.

A recomendação foi assinada pelo promotor Alcides Leite de Amorim, também com base na Súmula Vinculante nº 13 do STF.

Texto: Pedro Pereira