Motoristas de ônibus de João Pessoa fizeram uma paralisação no final da manhã desta quinta-feira (15). A categoria parou os ônibus no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da capital paraibana. O movimento é por um aumento de salário.
Os usuários do serviço se depararam com todos os ônibus das vias que passam pelo Parque Solon de Lucena estacionados.
Presidente do sindicato dos motoristas e trabalhadores do Sistema de Transporte, Ronne Nunes, afirmou que se trata de uma paralisação rápida para a comunicar as reivindicações da categoria, que busca aumento no salário e o retorno do vale-alimentação.
“Em 2019 foi tirado nosso vale-alimentação. Tem que voltar este ano”, afirmou Ronne. O presidente do sindicato disse que a manifestação foi desencadeada após o adiamento de uma mesa redonda para discutir a questão salarial.
Isaac Jr, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), foi ao local buscar um canal de negociação com os motoristas.
“Nós fomos pegos de surpresa porque estamos em pleno processo de negociação coletiva visando a assinatura da convenção coletiva de trabalho. Ainda hoje tivemos reunião com as duas diretorias”, disse.
A passagem dos ônibus de João Pessoa teve um aumento de 6,7%, saindo de R$ 4,90 para R$ 5,20 nesta segunda-feira (13). Os motoristas afirmam que apesar do reajuste, a categoria não teve mudança salarial.
Após a manifestação, o Sintur-JP divulgou uma nota sobre as cobranças dos motoristas. Segundo o sindicato, “as negociações relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria estão em andamento, com diálogo aberto e conduzido pela Delegacia Regional do Trabalho nas mesas de negociação.
O Sintur-JP ainda classificou a paralisação como “medida extrema” e disse que tem “compromisso com a construção de soluções que atendam às demandas da categoria, ao mesmo tempo em que preservem a continuidade do serviço”.