Um dos primeiros memes do Brasil, o autêntico cantor Ednaldo Pereira vai sair das telas dos smartphones para contar sua história nas telas do cinema com o filme “Ednaldo Enxadrista”. Com previsão de estreia para o início de 2026, o documentário-ficção sobre o paraibano foi gravado em Guarabira, município onde ele reside, e está em fase de montagem.
O diretor do longa-metragem, Pedro Félix, contou ao Jornal da Paraíba que o projeto nasceu como documentário, mas acabaram incorporando cenas ficcionais para combinar com o mundo criativo de Ednaldo Pereira. Viralizando na internet desde 2008, Ednaldo tem um universo criado por fãs, que os chamam de “mestre”. Eles imaginam poderes e criam histórias fantásticas sobre a vida do paraibano.
No enredo do longa-metragem, envolvido na luta política dos garis, Ednaldo Pereira presencia fenômenos atípicos envolvendo OVNIs em Guarabira, e cabe ao cantor a missão de salvar a cidade por meio de um jogo de xadrez. “Imaginávamos como seria juntar Ednaldo com outros elementos da cultura guarabirense mais recente, entre eles o interesse pelo jogo de xadrez e os avistamentos de OVNIs na década de 1990”, conta o diretor.
Pedro Félix explica que a ideia surgiu de uma conversa com o músico Matteo Ciacchi, que integrou a “Banda de Torar”, grupo musical que tem Ednaldo como vocalista. Ele também ajudou no primeiro contato entre os idealizadores do projeto e o guarabirense.
O diretor conta que Ednaldo Pereira reagiu com muita naturalidade ao convite: “estado de aptidão permanente para as câmeras”, define Pedro Félix.
“Desde o princípio, ele (Ednaldo Pereira) assimilou com muita naturalidade. De certa forma, a experiência em gravar clipes, ter aparecido na TV e produzir conteúdo diariamente parece ter conduzido Ednaldo para um estado de aptidão permanente para as câmeras. Como as conversas iniciais tinham um tom mais despretensioso, talvez a chegada daquela equipe toda [em Guarabira] tenha surpreendido um pouco no início”
O diretor explica que Ednaldo Pereira, o protagonista do filme, contracena com algumas pessoas de sua convivência, como a namorada dele, Josy, e o músico Fleig, que também é famoso no universo do paraibano. Também vão atuar no filme amigos de trabalho de Ednaldo, que é gari em Guarabira, e atores locais como Beto Quirino e Raminho Talibã.
Segundo Pedro Félix, outras surpresas estão sendo preparadas para o filme, inclusive para trazer os fãs para a trama, mas os detalhes não podem ser revelados ainda.
“No momento, estamos numa primeira etapa de montagem, mas os fãs de Ednaldo podem ficar ligados nas redes, que ainda teremos algumas surpresas antes de fechar o conteúdo final. Quem sabe ainda não rola uma chance de participar do filme?”, revela o diretor.
Set de filmagens nas ruas de Guarabira
Pedro Félix conta que o filme foi gravado entre os meses de outubro e novembro de 2024, em Guarabira, mesmo município paraibano onde reside Ednaldo Pereira. O diretor afirma que as filmagens mexeram com o dia a dia da cidade, que tem cerca de 57 mil habitantes.
“Quando alguém da equipe ia a um estabelecimento ou mesmo caminhava na rua, era comum perguntarem sobre o andamento das gravações, quanto tempo íamos ficar por lá, se íamos filmar determinado lugar. Sobretudo no distrito de Cachoeira do Guedes, que é onde Ednaldo mora, a população foi bem parceira”, afirmou Pedro Félix.
O projeto também está movimentando uma verdadeira multidão: o diretor acredita que mais de 150 pessoas estão envolvidas no filme, considerando a equipe técnica das filmagens, a equipe local, o elenco, figuração, alimentação, transporte e outra série de funções que estão envolvidas na produção.
“É importante ressaltar essa cadeia de trabalho. Como o cinema é predominantemente associado ao entretenimento, às vezes não deixa transparecer que se trata de uma atividade bastante trabalhosa, fruto do esforço de uma grande quantidade de profissionais, colaborando para fazer a economia circular num nível amplo. Por essas razões, a produção audiovisual, assim como as demais expressões culturais, é área de importância estratégica para implementação de políticas públicas”, destaca Pedro Félix.
Em 2023, o projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo de João Pessoa. Portanto, o longa-metragem recebe apoio do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (FMC), da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
“Nos sentimos bem acolhidos em Guarabira desde a pré-produção, e um tanto de gente de lá foi importante na construção do filme. As filmagens acabaram mexendo bem no cotidiano da cidade. Acredito que, para muitos, foi a primeira vez presenciando um set de longa-metragem na rua”
Quem é Ednaldo Pereira?
Ednaldo Pereira é cantor, compositor e um meme que sobrevive há 15 anos na internet. O paraibano nasceu em Guarabira, no Agreste da Paraíba.
LEIA MAIS: Entenda por que Ednaldo Pereira é famoso
Ele conquistou fãs no Orkut, depois viralizou no YouTube e agora alcança novos públicos no Twitter e Instagram.
A música “Vale Nada Vale Tudo” é o maior sucesso do cantor, batendo recordes de visualizações. A música foi lançada em 2010 e possui dois videoclipes disponíveis no YouTube.