Retrospectiva 2024 no esporte paraibano: cinco jogos marcantes

O futebol paraibano teve 2024 marcado por grandes jogos. Partidas que ficaram no coração da torcida, por competições diferentes, mas que certamente terão um capítulo especial nos livros de história.

Na retrospectiva do Jornal da Paraíba, relembre cinco jogos marcantes nesta temporada.

Temporada 2024 contou com jogos marcantes. (Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Retrospectiva 2024 no esporte paraibano: jogos

Sousa 2 x 0 Cruzeiro (Copa do Brasil)

Sem dúvida, o maior jogo de futebol na Paraíba em 2024 foi entre Sousa e Cruzeiro, pela primeira fase da Copa do Brasil. O maior campeão da competição encarou uma chuva forte e um Dinossauro bravo. O duelo foi equilibrado, com direito a um primeiro tempo terminando com um empate sem gols.

Sousa bateu o Cruzeiro na primeira fase da Copa do Brasil. (Foto: Luciano Soares)

Na segunda etapa, o Sousa mostrou que não estava para brincadeira, abriu 1 a 0 com Danillo Bala. O próprio foi quem teve a noite de herói e marcou o segundo gol, que garantiu a classificação inédita do Dinossauro e despachou a Raposa do então gestor Ronaldo.

Botafogo-PB 2 x 0 Ferroviária (Série C do Campeonato Brasileiro)

O Botafogo-PB fez uma grande Série C. Ao menos na primeira fase, quando bateu o recorde de pontos, se classificou para o quadrangular com antecedência e garantiu a ponta da tabela. E se teve um jogo que marcou essa campanha foi a vitória da última rodada.

Botafogo-PB encerrou a invencibilidade da Ferroviária para liderar a primeira fase da Série C. (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

O Belo conseguiu vencer a Ferroviária, que estava invicta na competição. A vitória foi por 2 a 0, com gols de Vinícius Leite e Henrique Dourado. Naquele momento, a torcida estava para lá de empolgada. No entanto, ao fim da Terceirona, a Locomotiva garantiu o acesso, enquanto os alvinegros acabaram eliminados.

Treze 1(5) x (3)2 Altos (Série D do Campeonato Brasileiro)

Assim como o Botafogo-PB na Série C, o Treze fez uma boa Série D, com direito a uma primeira fase avassaladora no Grupo 3. No mata-mata, o negócio apertou, e o time de Waguinho Dias encarou níveis mais complexos.

Treze sofreu mais do que deveria, mas conseguiu eliminar o Altos e seguir adiante na Série D. (Daniel Vieira/Treze)

Nas oitavas de final, o adversário foi o Altos. O Treze venceu o time piauiense na partida de ida, fora de casa, e foi para o confronto de volta com moral. Só que o Jacaré não estava para brincadeira e, mesmo saindo atrás, conseguiu virar o placar, levando a decisão para os pênaltis.

Na disputa, Igor Rayan foi o destaque e garantiu a classificação para as quartas de final, o mata-mata do acesso. Por lá, a torcida lembra do resultado contra o Itabaiana.

Botafogo-PB 1(3) x (4)1 Sousa (Campeonato Paraibano)

A final do Campeonato Paraibano reuniu Botafogo-PB e Sousa. O Belo buscava voltar a vencer o estadual que não vinha desde 2019, já o Dinossauro mirava a conquista que não acontecia há 15 anos.

Foi assim que a torcida do Sousa viu o tricampeonato paraibano. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Em campo, um jogo de volta da decisão bastante equilibrado. E depois de um 0 a 0 no Marizão, o 1 a 1 no Almeidão levou a disputa para os pênaltis.

Foi nas penalidades que a equipe de Paulo Schardong conseguiu o título, o terceiro do Sousa no Campeonato Paraibano. Conquista para lá de marcante.

Nova Iguaçu 1 x 1 Flamengo (Campeonato Carioca)

Um jogo que não pode ser esquecido nesta temporada foi o duelo entre Nova Iguaçu e Flamengo, pelo Campeonato Carioca. A partida recebeu um time alternativo do Rubro-Negro, já que a equipe comandada por Tite estava na pré-temporada nos Estados Unidos.

Antes de vir ao Treze, Thiaguinho marcou pelo Flamengo no Almeidão. (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Mesmo com a base em campo, o Fla levou mais de 16 mil pessoas ao Estádio Almeidão, que abriu as portas para receber um jogo de Taça Guanabara. Foi o maior público do ano na Paraíba, com a maior renda da história do estado.

O placar final terminou empatado: 1 a 1, com direito a Thiaguinho, futuro atleta do Treze, marcando para o Flamengo.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba