Governo Federal assinará cessão de linha férrea para Campina Grande nesta terça-feira

(Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (10), em Brasília, será realizada uma solenidade para a assinatura do Termo de Cessão de um trecho da linha férrea de Campina Grande, com o objetivo de transformar a área em um espaço de lazer e convivência urbana.

O trecho a ser cedido compreende 4,8 quilômetros da infraestrutura da Ferrovia Transnordestina, e a proposta é revitalizar a área, fazendo com que seja possível a futura implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rainha da Borborema.

O projeto também prevê recursos federais para o planejamento da transformação da área. O Governo Federal destinou R$ 7,2 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), para o desenvolvimento do projeto executivo.

Vale lembrar que a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) já havia elaborado a proposta, que foi aprovada pelo Ministério das Cidades após articulação promovida pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

O evento, marcado para as 15h30, contará com a presença, além de Veneziano, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, e do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Uma promessa antiga na cidade, especialmente em anos eleitorais, o VLT tem gerado debates sobre sua real necessidade em Campina Grande, considerando a atual situação do transporte coletivo local. No entanto, é fato que, raramente, o tema permaneceu por tanto tempo na agenda dos políticos da cidade, o que pode indicar que, desta vez, o desfecho seja diferente.

Texto: Pedro Pereira