Sporting CP, Palma, Kairat e Cartagena chegam à final – LNF

O Sporting e os também bicampeões Kairat e Palma serão acompanhados na final pelos estreantes Cartagena| Foto: UEFA

O campeão da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA, o Illes Balears Palma, o também bicampeão Sporting CP e o Kairat Almaty, e o estreante Cartagena Costa Calida estão classificados para a final de maio após vencerem seus grupos da rodada de elite.

Os quatro vencedores dos grupos disputarão as finais eliminatórias nos dias 1 ou 2 e 3 ou 4 de maio, com os anfitriões e as datas exatas a serem confirmados.

Grupo A

Cartagena Costa Cálida (ESP, anfitriã), Riga Futsal Club (LVA), Catania (ITA), United Galati (ROU)

Cartagena chega à final na estreia
| Foto: UEFA

O Cartagena teve um início dominante contra os estreantes e únicos sobreviventes da fase preliminar, o Catania, com Francisco Cortés marcando um hat-trick em uma vitória de 8-1. Eles então ficaram três pontos à frente quando viraram a desvantagem para derrotar o Riga por 4-1.

O Riga começou derrotando o United Galati por 6 a 0, mas suas esperanças acabaram na terceira rodada, quando perderam por 3 a 2 para o Catania, com Michele Podda marcando seu 13º gol da temporada, líder da competição, pelo time italiano. No mesmo dia, o Cartagena garantiu sua vaga na final derrotando o United Galati por 6 a 1.

Grupo B

Kairat Almaty (KAZ), Etoile Lavalloise (FRA), MNK Olmissum (CRO), Futsal Dinamo (CRO, anfitrião)

O Kairat estará de volta às finais pela primeira vez desde 2021 após seguir sua vitória por 4 a 2 contra o Etoile Lavalloise com uma derrota por 1 a 0 para o Olmissum. Isso provou ser o suficiente para o time cazaque se classificar com um jogo de sobra, já que o Dínamo — que empatou com o rival croata Olmissum por 1 a 1 graças a um pênalti tardio de dez metros de Tihomir Novak — perdeu por 4 a 3 para o Etoile Lavalloise em sua segunda partida.

Etoile Lavalloise e Olmissum fizeram um jogo divertido para concluir suas campanhas, empatando em 4-4 depois que Soufiane El Mesrar completou um hat-trick para o clube francês no último minuto para terminar com 12 gols na campanha, um atrás de Podda. Etoile Lavalloise finalmente terminou em segundo atrás do Kairat, que comemorou seu progresso com uma derrota de 5-1 para o Dínamo.

Kairat está de volta à final
| Foto: UEFA

Grupo C

Sporting CP (POR, anfitrião), Sporting Anderlecht (BEL), Braga (POR), Plzeň (CZE)

O Sporting chegou às decisões de sexta-feira com três pontos de vantagem após vencer o Anderlecht por 4 a 1 e o Plzeň por 7 a 2. O Braga abriu com uma derrota de 4 a 2 sobre o Plzeň, mas depois perdeu por 6 a 1 para o Anderlecht.

Semifinalista em 2022/23, o Anderlecht derrotou o Plzeň por 3 a 2 para ter esperança de um retorno caso o Sporting perdesse para o Braga (dependendo do placar). E em um thriller entre os rivais portugueses, o Sporting liderava por 4 a 2 com dez minutos restantes antes de ser empatado em 4 a 4, embora tenha se agarrado para chegar às finais pós-2006/07 pela 11ª vez, um recorde.

Grupo D

Illes Balears Palma (ESP, anfitrião), Semey (KAZ), Record Bielsko-Biała (POL), Lučenec (SVK)

Visando conquistar um terceiro título entre tantas inscrições, o Palma entrou no último conjunto de jogos três pontos à frente após vitórias de 4 a 1 contra Semey e Lučenec, ambas com um hat-trick de Fabinho, que perdeu a final de 2024 devido a lesão. Os estreantes Semey mantiveram suas esperanças de estreia vivas na segunda rodada, cortesia de quatro gols de Dedezinho na derrota por 5 a 0 para o Record, que havia derrotado Lučenec por 3 a 1.

Dedezinho marcou quatro novamente quando Semey derrotou Lučenec por 8-1 para manter uma chance de progresso se o Record vencesse o Palma (dependendo do placar). Em outra decisão tensa, o Record liderava o Palma por 1-0 após 15 segundos, estava atrás no intervalo e então fez 3-2 com menos de cinco minutos restantes. No entanto, Marcelo empatou 60 segundos depois e a torcida da casa no Palau Municipal d’Esports de Son Moix pôde saborear a qualificação.