Crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa escrevem livro sobre patrimônios da cidade

Ilustração do Jardim Botânico no livro escrito pelas crianças da rede municipal de João Pessoa, que tem como foco os patrimônios da capital paraibana.. Mabel Pontes

Um livro escrito pelas crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa sobre os patrimônios da capital paraibana vai ser lançado na quarta-feira (4). O livro terá doação de 2.650 exemplares para uso didático na rede pública de ensino da cidade.

A obra literária, que traz ilustrações de pontos históricos e turísticos da cidade, conta com pesquisas e produções textuais feitas pelos alunos da rede municipal de ensino, com orientação de professores e da equipe do projeto.

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Idealizado pela Editora Olhares, o projeto ‘A cidade da gente’ teve início em 2015, produzindo livros sobre os patrimônios de cidades de norte a sul do país. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa escrevem livro com ilustrações do patrimônio da cidade..

Parceria com a rede municipal de ensino

A interação dos gestores da educação e professores da rede municipal de ensino definiu um roteiro de temas e locais para contar a história de João Pessoa a partir de seus patrimônios, seguindo um roteiro de temas e locais.

Cada tema se tornou o projeto de uma turma e os alunos foram incentivados a investigar e dissertar sobre ele, tornando-se guias literários dos escritores envolvidos. Assim, os estudantes da rede municipal de ensino se tornam protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma. E o grande feito de produzir um livro sobre a cidade é viabilizado pelo formato coletivo e fragmentado.

Livro “João Pessoa: A Cidade da Gente”

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças da rede municipal de ensino, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva da cidade, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem.

O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças da rede municipal de ensino, valorizando seus sensos críticos e sua produção autoral, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

“A coleção A cidade da gente é uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizarem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, considera Giselle Germano, coordenadora pedagógica do projeto.