Quando os jogadores de ACBF e Jaraguá entrarem em quadra neste sábado (2) carregarão mais do que camisetas, calções e tênis. Nas costas, terão o peso de nove taças da Liga Nacional de Futsal (LNF).
O time de Carlos Barbosa é o maior campeão do torneio, com cinco títulos, conquistados em 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015. Já a equipe catarinense tem quatro, vencidos em 2005, 2007, 2008 e 2010.
Os dois escudos com mais estrelas da LNF se cruzarão nas quartas de final de 2024. O palco do primeiro duelo será o Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa. O confronto começa às 18h30min. Quase 2 mil ingressos já foram vendidos até esta terça-feira, de forma antecipada. A volta será em 9 de novembro, no mesmo horário, em Jaraguá do Sul, também com expectativa de casa cheia.
— São duas camisas pesadas do nosso futsal. É um jogo de muita consciência e comprometimento. É preciso ter cabeça boa. O jogo vai nos pedir muita resiliência. A equipe adversária é bem organizada. Queremos fazer um jogo de excelência dentro de casa. Vai ser preciso saber sofrer e entender que todo o detalhe faz a diferença em um jogo grande como esse — afirma o técnico da ACBF, André Bié.
Tira-teima
ACBF e Jaraguá já se enfrentaram duas vezes neste ano. Houve uma vitória para cada lado. O Jaraguá derrotou a ACBF por 3 a 2 na fase de grupos da LNF, em junho. Cerca de três meses depois, o desafio foi na decisão da Copa Sul, em Carlos Barbosa. Teve festa gaúcha em uma goleada indiscutível por 4 a 0.
O embate pelas quartas de final será a medida de forças final da temporada entre os dois gigantes.
— Nesses jogos de grande público, precisamos ter um controle emocional muito grande. A final da Copa Sul tem que ser um grande aprendizado para nós. O treinador da ACBF é um excelente estrategista, com muitas opções, como o Mithyuê, o Murilo, variação de pivô, jogo de um contra um, de espaço vazio, com uma defesa agressiva, uma excelente bola parada com o Caio. Precisamos entender isso — comenta o treinador do Jaraguá, Xande Melo.
Clássico de grife
O período mais vitorioso do Jaraguá coincidiu com o patrocínio da Malwee, empresa de moda. A parceria deixou um legado de títulos e de astros que vestiram a camisa do clube. Entre os maiores nomes, nada menos que Falcão, bicampeão com a Seleção Brasileira, em 2008 e 2012. O craque permaneceu no time até 2010, quando o investimento da Malwee chegou ao fim.
Nem tão brilhante, mas também campeão do mundo, Marcênio será o representante da seleção brasileira no duelo entre ACBF e Jaraguá. O ala de 37 anos foi preservado nos primeiros jogos da Copa, mas entrou na semi e na final para ajudar o Brasil a conquistar a taça da Fifa do Uzbequistão em outubro. A tendência é que Marcênio seja relacionado para o duelo com a ACBF. Ele se recupera de lesão, assim como o goleiro Nicolas e o ala Felipe.
Também compõe o grupo do Jaraguá o histórico goleiro Tiago Marinho, bicampeão pelo Brasil. O atleta de 43 anos anunciou que se aposentará ao final desta temporada.
A ACBF também tem o seu campeão do mundo: Rafael Rato, que chegou no meio desta temporada, aos 41 anos. O fixo defendeu a seleção brasileira em 2012, na Tailândia.
Fora de quadra, as comissões técnicas também contam com profissionais que reforçam as suas “grifes”. O médico Paulo Nery, da ACBF, e o preparador físico João Romano e o preparador de goleiros Fred Antunes, do Jaraguá, estão entre aqueles que já foram campeões mundiais pelo Brasil.
ACBF x Jaraguá
Quando — Sábado (2), às 18h30min
Onde — Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa
Ingressos — Disponíveis na Lancheria Original, no Supermercado Santa Clara e na Loja Paixão Laranja (T-Store), e online, através do site minhaentrada.com.br O valor é de R$ 30. Na hora do jogo, a entrada custará R$ 50
Onde assistir — SporTV e LNFTV