Cícero é o que mais atrai eleitores de adversários em cenários de 2º turno de João Pessoa

Foto: Reprodução/assessoria.

O candidato à reeleição de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), é o maior polo de atração de intenção de votos nos cenários simulados de segundo turno feitos pelo instituto Quaest, na última pesquisa divulgada pela TV Cabo Branco e Paraíba.

No cenário 1, numa eventual disputa com Ruy Carneiro (Podemos) na segunda etapa, Cícero tem 61% das intenções de voto contra 23% do adversário.

Na formação desse quadro, 55% do eleitores de Luciano Cartaxo (PT) disseram que, em um segundo turno, vão com o atual prefeito. 34% votariam em Ruy.

Já 43% dos eleitores de Marcelo Queiroga (PL) disseram que numa eventual segunda etapa, entre Cícero e Ruy, 43% votam no candidato do PP e 23% no candidato do Podemos. Confira gráfico:


Cenário 2

Num cenário de disputa entre Cícero e Cartaxo, em eventual segundo turno, o atual prefeito atrai a maioria dos eleitores de Ruy e Queiroga.

De acordo com a consulta, 43% dos eleitores de Ruy vão para Cícero e 32% vão para Cartaxo.

Quando o movimento é com os eleitores de Queiroga, a ida para o atual prefeito é ainda mais forte: 51% vão para o candidato do PP e apenas 12% para Cartaxo.

Cenário 3

Se num eventual segundo turno a disputa for com Queiroga, o movimento é o seguinte: 48% dos eleitores de Ruy vão para Cícero e 32% para o ex-ministro.

Já com relação aos eleitores de Cartaxo, um movimento que surpreende: 74% dos eleitores do petista votariam em Cícero num segundo turno e apenas 10% iriam para Queiroga.

Em resumo, uma eventual vitória de Cícero num segundo turno seria maior se o adversário fosse Marcelo Queiroga.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA

Outro recorte feito pela pesquisa Quest é o da expectativa de vitória, que é bem favorável ao atual prefeito.

A pergunta foi: “Independente de que você vai votar, quem você acha que vai ganhar a eleição?”

Uma fatia significativa do eleitorado entrevistado, 73%, afirmou que acha que Cícero Lucena será o vitorioso. Confira todos os dados:

Veja também:

OPINIÃO: números da Quaest mostram que desafio de adversários de Cícero continua grande

Quaest: 26% dos eleitores de João Pessoa não estão interessados nas eleições

Quaest em João Pessoa: saiba candidato com maior potencial de voto e mais desconhecido do eleitor

Quaest em João Pessoa: 58% aprovam gestão de Cícero Lucena; 11% reprovam

Quaest em João Pessoa: Cartaxo mantém maior rejeição com 51%; seguido de Ruy com 43%

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-09810/2024.