Tecnologia na saúde: com investimentos do Estado, Hemosc é referência nacional em análise e pesquisa

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2024/09/SECOM-Sonora-diretora-geral-do-Hemosc-1.mp3

O Governo do Estado tem investido constantemente em tecnologia para modernizar o atendimento na saúde de Santa Catarina.

Recentemente, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) deu um importante passo no avanço das práticas de transplante de medula óssea (TMO) com a aquisição de um moderno tanque criogênico para a preservação de Células Progenitoras Hematopoiéticas (CPH).

Além disso, a unidade catarinense tem se destacado com testes para realizados em todos os hemocentros do Sul.

O novo equipamento, adquirido com um investimento de R$ 420 mil do Governo do Estado, irá substituir os tanques atualmente em uso, trazendo benefícios significativos para a segurança dos processos e a eficiência dos custos, como explica a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten:

SONORA

O uso da tecnologia e de equipamentos de ponta tem sido fundamental nos serviços ligados à saúde em Santa Catarina.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) acaba de dar um importante passo no avanço das práticas de transplante de medula óssea (TMO) com a aquisição de um moderno tanque criogênico para a preservação de Células Progenitoras Hematopoiéticas (CPH).

O novo equipamento, adquirido com investimento de R$ 420 mil do Governo do Estado, irá substituir os tanques atualmente em uso, trazendo benefícios significativos para a segurança dos processos e a eficiência dos custos.

A aquisição do tanque criogênico reflete o compromisso do Governo de Santa Catarina em modernizar e aprimorar as condições de tratamento disponíveis no estado, especialmente em áreas de alta complexidade, como a realização de transplantes.

O transplante de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é realizado em Santa Catarina pelo Hemosc e pelo Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), ambos órgãos públicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), geridos pela organização social Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece).