O serviço público está ainda mais perto do cidadão mineiro em 2025. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliou o atendimento à população, completando 60 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) implantadas no estado e cerca de 800 serviços oferecidos de maneira totalmente digital por meio de portais e aplicativos.
O Índice de Transformação Digital dos serviços estaduais evoluiu de 48%, em 2018, para 86% em 2025, o que representa a porcentagem de etapas dos serviços feitas on-line. O acesso à telefonia móvel e à internet também continuou sendo expandido por meio do programa Alô, Minas!, que prevê a instalação de 39 antenas em 2026 e já contempla mais de 150 localidades rurais, permitindo que cerca de 110 mil pessoas que vivem nesses distritos e povoados também consigam utilizar os serviços digitais.
No distrito de Carneiros, na área rural do município de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, essa transformação já faz parte do dia a dia da moradora Marinda Justino Silva. Com a chegada do programa Alô, Minas!, o celular dela deixou de servir só para recado e virou porta de entrada para os serviços do Governo de Minas.
“Antigamente, quando a gente não tinha internet aqui, as coisas eram bem mais complicadas. A gente ficava travado, não podia conversar com as pessoas. Hoje, a gente conversa com nossos filhos à distância, com nossos parentes, faz chamada de vídeo, estuda, faz os nossos pagamentos. Ter telefone funcionando faz toda a diferença na nossa rotina”, conta.
Com a conectividade e a digitalização de serviços, Marinda pode resolver suas demandas pelo MG App, como, por exemplo, agendar um atendimento, acompanhar protocolos e tirar dúvidas sem sair da comunidade. Em caso de necessidade de atendimento presencial, o Sul de Minas conta com 12 UAIs em funcionamento, entre elas a recém-inaugurada UAI Camanducaia, 60ª da rede estadual.
A UAI Camanducaia e outras três unidades foram inauguradas em 2025 por meio do programa UAI Compartilha, modelo de gestão da Seplag-MG em parceria com os municípios. Além delas, outras três UAIs foram implantadas neste ano em regime de Parceria Público-Privada (PPP), somando sete novas unidades para a população, além de três postos provisórios em cidades que estão em processo de implantação de uma UAI definitiva.
“Em 2025, demos um salto na forma de atender o cidadão mineiro. Ampliamos a rede de UAIs, digitalizamos serviços e aproximamos ainda mais o governo das pessoas. Nosso objetivo é garantir a cidadania e fazer com que, independentemente de onde esteja, cada mineiro consiga resolver sua vida com mais simplicidade, rapidez e segurança”, afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Nas UAIs, o cidadão encontra serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, atendimentos de trânsito e de diversos órgãos estaduais. A capacidade de atendimento das unidades também cresceu. Só para emissão da CIN, as vagas diárias passaram de 10 mil, em janeiro de 2025, para 15 mil em dezembro.
Serviços totalmente digitais
São cerca de 800 serviços públicos realizados de maneira totalmente digital. No Portal MG (www.mg.gov.br), o mineiro consegue, por exemplo, solicitar a 2ª via de certidão de nascimento on-line, criar ou recuperar a conta Gov.br e acompanhar o Boletim Escolar Digital dos filhos.
Também é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV Digital), consultar a situação do veículo, emitir certidões de débitos tributários e regularizar dívidas pela internet. Para empresas, estão disponíveis serviços como consultar viabilidade, enviar atos por registro digital e emitir certidões sem necessidade de entrega física de documentos.
O aplicativo MG App reúne mais de 200 serviços, como emissão de documentos, consulta de informações e agendamento de atendimentos presenciais nas UAIs. A ferramenta já está instalada no celular de 7,4 milhões de mineiros e, somente em 2025, registrou mais de 1,9 milhão de agendamentos para emissão da CIN.

