ENTRETENIMENTO

Artesãos sul-mato-grossenses levam cultura e diversidade para Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais e em parceria com o PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), marcará presença na 35ª Feira Nacional de Artesanato, que será realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O Estado contará com um estande de 60 metros quadrados, onde exibirá a riqueza e a diversidade de seu artesanato, representadas por tipologias e materiais variados, como cerâmica, madeira, fibras e sementes. Os produtos refletem a fauna, a flora e a cultura de Mato Grosso do Sul, com influências das tradições indígenas, fronteiriças, quilombolas e do homem pantaneiro.

 
 
   

Entre os participantes que representarão o estado estão a PROART (Associação de Produtores de Artesanato de MS), a UNEART/MS (União dos Artesãos de Mato Grosso do Sul) e os artesãos Carla Spadoni e André Ojeda, selecionados para expor suas obras na feira.

O Expominas, maior espaço para feiras e eventos de Minas Gerais, será o palco do encontro, que contará com 567 estandes e espera receber cerca de 130 mil visitantes ao longo dos cinco dias. O local oferece uma infraestrutura completa, com restaurantes, banheiros, ar-condicionado, sinalização, rampas de acesso e enfermaria, garantindo conforto e segurança tanto para os expositores quanto para o público.

A Feira Nacional de Artesanato também aposta no formato híbrido, oferecendo uma plataforma virtual que permitirá aos internautas, de qualquer lugar do mundo, explorar os estandes por meio de um tour em 360 graus. Além de visualizar os produtos, será possível entrar em contato diretamente com os artesãos e realizar pedidos.

A plataforma, traduzida para o inglês, ficará disponível até novembro de 2025, ampliando o alcance internacional e criando novas oportunidades de negócios para os artesãos brasileiros.

De acordo com Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, a 35ª Feira Nacional de Artesanato marca o encerramento de um ciclo de participações do estado em feiras nacionais em 2024.

“Esta é uma feira renomada, na qual o nosso artesanato participa há anos, sempre trazendo bons resultados. Os artesãos de Mato Grosso do Sul costumam dizer que é como o décimo terceiro salário deles. Este ano, finalizamos a participação em seis feiras nacionais, com resultados muito expressivos para o Estado”, afirmou.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.feiranacionaldeartesanato.com.br.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: arquivo/FCMS