NOTÍCIAS

Hugo Motta vai buscar “equação positiva” para se tornar presidente da Câmara dos Deputados

Paulo Sergio

O deputado Hugo Motta (Republicanos), disse que vai buscar “equação positiva” para apresentar uma candidatura à presidência da Câmara dos Deputados que “represente o sentimento da Casa”. O paraibano foi oficializado hoje (29) pelo atual presidente Arthur Lira (PP-AL), na disputa pelo comando da Casa em 2025.

“Sempre temos defendido a convergência, o entendimento entre os partidos, poder com equilíbrio conduzir a casa para que ela possa produzir positivamente em favor do país. Temos a confiança que vamos conseguir, até o final desse processo, construir uma equação positiva entre as bancadas representadas dentro da Câmara dos Deputados para que construamos não só uma candidatura vitoriosa, mas uma candidatura que represente o sentimento da casa, comentou Hugo Motta.

 
 
   

Ouça o pronunciamento:

Arthur Lira anunciou Hugo Motta como seu candidato oficial à sucessão em um evento em Brasília, com a presença de lideres partidários. Dentre os presentes estava o também paraibano Romero Rodrigues (Podemos).

“Estou certo que Hugo Motta, que viveu e vive de perto os desafios da nossa gestão, vai saber manter a marchar da Câmara dos Deputados, seguindo essa mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil. Com respeito ao plenário e cumprimento da palavra”, assinalou Lira.

O apoio já tinha sido declarado, nos bastidores, desde setembro. Em um almoço com lideranças partidárias Lira já tinha sinalizado que apoiaria o paraibano.

O deputado despontou como favorito ao longo de setembro, após o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) abrir mão de sua candidatura. A divisão da Casa entre três candidatos – Pereira, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) – deflagrou uma operação de Lira para construir uma candidatura de consenso.

Caso eleito presidente, Hugo Motta será o primeiro paraibano da história a ser escolhido para o cargo – o segundo na linha sucessória.

Hugo tenta construir um consenso em torno de seu nome, dialogando com partidos da direita e da esquerda.