Covid-19: Estado diz que há 4 casos da variante P1 em Mauá

Continua após a publicidade
blank

Nesta terça-feira (27), o Instituto Adolfo Lutz – da Secretaria de Saúde Estadual – concluiu que existem quatro casos confirmados da variante P1 da Covid-19, em Mauá. De acordo com a organização, a mutação tem maiores chances tanto de desenvolver casos mais graves, quanto de transmitir a doença.

Nesse sentido, o estudo que aconteceu em conjunto com outros laboratórios da região, coletou dados de todo o estado, avaliando 1.439 sequências genéticas. Dessa forma, notou-se 21 linhagens diferentes no estado, com hegemonia da P1 de Manaus, em 90% dos casos.

Além disso, a pesquisa avaliou uma evolução da variante durante janeiro, fevereiro e março de 2021. No primeiro mês do ano, ela representava 20% das amostras, já 30 dias depois, este número subiu para 40% e em março, dobrou novamente para 80%.

Apenas em São José do Rio Preto e Presidente Prudente que a P2 aparece mais vezes. Mas, no restante do estado, em 15 DPS (Departamentos Regionais de Saúde), a P1 tornou-se predominante.

Contudo, Mauá chegou ao caso de número 19.884 e 1.126 mortes – segundo dados atualizados do governo de SP. Por sua vez, a prefeitura diz que a ocupação dos leitos de UTI no Hospital R. Nardini, está em 53%.

Deixe seu comentário