Mauá instala equipamentos para prevenção de acidentes em enchentes

Continua após a publicidade
blank

A Defesa Civil de Mauá, iniciou na manhã desta quinta-feira, 11, processo de instalação de novos equipamentos que vão auxiliar na prevenção de acidentes causados por chuvas. Inicialmente, estão instaladas duas bases de pluviômetros que servem para medir, em tempo real, a quantidade de precipitação em determinada área. Além disso, uma dessas bases também opera como fluviômetro, medindo o nível de água do Rio Tamanduateí.

De acordo com Sérgio Moraes, Coordenador da Defesa Civil da cidade, esses equipamentos são importantes aliados no trabalho do órgão. “Recebemos os dados em tempo real. O que permite darmos respostas rápidas na prevenção de acidentes decorrentes do alto volume de chuvas, que podem causar deslizamentos e alagamentos”. Do mesmo modo, Moraes explica que as informações obtidas por essas bases representam 50% do trabalho de prevenção da Defesa Civil.

Nesse sentido, o primeiro pluviômetro está instalado na Gruta Santa Luzia, no Jd. Itapeva, e a outra base, que desempenha função dupla, próximo ao viaduto da Vila Santa Cecília.

Além dessas primeiras bases, a Defesa Civil vai instalar nos próximos dias outros dois pluviômetros, no Jardim Kennedy e Jardim Primavera, e outros dois que também medem o nível das águas, um no piscinão do Jardim Sônia Maria e outro na Av. Pres. Castelo Branco.

Contudo, a instalação dos equipamentos em Mauá faz parte de uma parceria do Governo do Estado com os municípios, atendendo solicitação do Consórcio do Grande ABC, como uma ferramenta do Centro de Gerenciamento de Emergências da região.

Deixe seu comentário