Aposentada de 106 anos é a primeira vacinada em casa de Mauá

Continua após a publicidade
blank

Por volta das 8h30 desta segunda-feira (08), agentes comunitários de saúde saíram da UBS Parque das Américas em direção à casa onde no mesmo bairro vive a aposentada Ana Maria de Jesus Oliveira, a primeira idosa com 90 anos ou mais, que não mora em alguma das seis ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) a ser vacinada em Mauá. Em 20 de janeiro, ela completou 106 anos.

Nascida em Candido Sales, na Bahia, Ana Maria se mudou definitivamente para Mauá em 1972. Ela teve 13 filhos, dos quais 5 estão vivos, 25 netos, 53 bisnetos e 10 tataranetos. “Foi uma emoção saber que o dia da vacinação para a minha mãe havia chegado. Toda a família ficou muito feliz”, declarou Deilda Alves Donzel, filha da aposentada que trabalhava na roça, no interior baiano, e teve todos os filhos de parto natural e em casa.

A orientação é que parentes ou responsáveis por idosos nesta faixa etária procurem a unidade de saúde mais próxima de casa e falem com gerente ou responsável técnico para fornecer nome, CPF, cartão do SUS, bem como o endereço da pessoa com mais de 90 anos. Nesse sentido, a necessidade de avisar a unidade de saúde é apenas no caso dos bairros onde não há cobertura do Programa Saúde da Família.

Prefeitura divulga a primeira idosa aposentada a tomar vacina em casa de Mauá

TESTAGEM

Além disso, a Secretaria de Saúde de Mauá, está reforçando a testagem a profissionais que vão imunizar, em atendimento domiciliar, às pessoas com mais de 90 anos.

Na última sexta-feira (05), por exemplo, 13 agentes escalados para aplicar as doses nas casas dos idosos a partir de segunda-feira foram testados. Dessa forma, apenas um deles positivou. Apesar de estar assintomático, o profissional foi afastado e substituído.

Confira abaixo as regiões cobertas pelo Programa Saúde da Família:

Jd. Primavera

Vila Carlina

Jd. Oratório

Jd. Paranavai

Capuava

Jardins Zaira 1, 2 e 3

Macuco Zaíra

Jd. Santista

Pq. das Américas

Vila Feital

Jd. Mauá

Pq. São Vicente

Vila Magini

Jd. Kennedy

Vila São João

Jd. Flórida

Por fim, nas regiões sem cobertura – a orientação, é que o responsável pelo idoso com 90 anos ou mais procure a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação:

Vila Assis

Jd. Guapituba

Sônia Maria

Jd. Santa Lídia

Jd. Itapark

Deixe seu comentário