App permite denunciar de forma anônima veículos que estão abandonados

Publicidade

O novo aplicativo QZela, lançado há um mês no Brasil inteiro, permite realizar denúncias de carros abandonados de maneira anônima, rápida e sem burocracias.

Além de prejudicar a passagem na rua, os veículos abandonados também se transformam em esconderijo para bandidos, perigo para crianças, local de acúmulo de poeira, lixo ou sujeira de galhos de árvores, além de serem focos de dengue e outras doenças.

Aplicativo acompanha o status da sua denúncia. Foto/Divulgação

Já na tela inicial do aplicativo QZela, o usuário visualiza um mapa do entorno com raio delimitado para melhor precisão de dados. Basta selecionar o tipo de ocorrência, registrar até três fotos e enviar. Imediatamente, um mapeamento da cidade é alimentado com a informação anônima, gerando um banco de dados que será encaminhado de maneira organizada ao gestor responsável.

A responsabilidade pela remoção é das prefeituras. Após recebida a denúncia, agentes da administração pública afixam uma notificação no veículo, para que o proprietário possa ter tempo de tomar uma atitude em prazos que variam de cerca de cinco dias úteis até um mês. Na falta de providências, o abandono é caracterizado e a remoção, agendada.

Além deles, o cidadão pode relatar outros tipos de problemas nas calçadas, vias, sistemas de comunicação, água e esgoto, parques, praças, praias e outros locais geridos pela administração pública. Todas as informações são sigilosas e registradas em tempo real. A ferramenta é gratuita, e está disponível para celulares com sistemas iOS e Android.

Deixe seu comentário