Reportagem aponta irregularidades na saúde envolvendo vereadores do ABC

Publicidade

A equipe da CBN – Central Brasileira de Notícias, realizou uma reportagem apontando irregularidades nos sistemas de saúde gerenciados pela FUABC (Fudação do ABC), envolvendo gabinetes de vereadores de quatro cidades do Grande ABC, Mauá, Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul.

Segundo a matéria, o acesso de munícipes a clínicas e hospitais da cidade é facilitado quando entram em contato com os gabinetes dos vereadores. No caso de São Bernardo do Campo, o assessor fornece um cartão de visitas, com um nome de identificação no verso, para ser apresentado pelo munícipe quando chegasse na UBS Baeta Neves.

Em Mauá, a reportagem aponta as promessas vindo do gabinete do vereador Sinvaldo Carteiro(PSDC). Segundo uma de suas assessoras, é possível “agilizar o processo” – para realizar o acompanhamento no SUS- pois eles conhecem alguém da saúde que pode ajudar. Confira a conversa:

Repórter: Mas com a ajuda do vereador vocês acham que a gente consegue facilitar o processo na fila…

Assessora Marcela: A gente tenta agilizar. Entendeu? Porque nós temos um pessoal na saúde que pode estar ajudando.

Assessora Thais: Ele vai acompanhar, ele vai conseguir fazer um acompanhamento.

Repórter: O pessoal na saúde consegue dar uma ajuda?

Assessora Marcela: Dá.

Assessora Thais: Pelo menos tentar o encaixe dela ir pro SUS pra fazer esse acompanhamento aí.

Em resposta, a Prefeitura de Mauá relatou que tomou conhecimento da situação através da imprensa, que não compactua com sistemas de fura a fila e entende que “há um mal gerenciamento da rede de Saúde e, por isso, está tomando as medidas necessárias para substituir a FUABC”, relatou.

Até a postagem desta matérias, o vereador Sinvaldo Carteiro não se pronunciou sobre o ocorrido.

Deixe seu comentário