Categories CidadeSaúde

Terapia ao ar livre auxilia pacientes da Saúde Mental de Mauá

Um evento esportivo realizado anualmente desde 2002 tem auxiliado pacientes de Mauá, usuários do Serviço de Saúde Mental: a Copa da Inclusão, que este ano está acontecendo no SESC Interlagos, e ainda há eventos agendados para 17 de julho, 14 de agosto 11 de setembro e 9 de outubro.

A Copa da Inclusão está com participação de usuários dos serviços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Adulto, CAPS Infantil, CAPS Álcool e Outras Drogas, ligados à Secretaria de Saúde de Mauá, com apoio da Secretaria da Educação, que disponibiliza o transporte. 

Aproximadamente 40 pessoas marcaram presença nas atividades que aconteceram no dia 12 de junho e se integraram nas propostas, como o Show de Talentos, onde os usuários manifestaram seus dons artísticos como música, dança, canto, poesia e teatro; também marcaram presença nas atividades esportivas, com equipes de Futebol e Pingue-pongue. Depois, também fizeram caminhada pelo SESC e utilizaram a biblioteca.

Na próxima etapa, que acontecerá em julho, a equipe levará para o evento os produtos artesanais confeccionados nos grupos terapêuticos, como fuxico e porta celulares para a Feira de Geração de Renda.

A Copa da Inclusão é um encontro esportivo, cultural e terapêutico realizado dentro do contexto da reforma psiquiátrica, da luta antimanicomial e do fortalecimento do SUS, que propõe o desenvolvimento de novas práticas, teorias e transformações no que se refere ao cuidado em saúde mental. É uma iniciativa que propicia a integração, ressocialização e inclusão de usuários, familiares e profissionais dos serviços envolvidos neste cenário.

Na Copa, há sempre atividades esportivas (futsal, vôlei, queimada, tênis de mesa, minimaratona, dama, dominó, xadrez); apresentação de oficinas terapêuticas (dança cigana, circular; capoeira, samba etc.) trazidas pelas instituições; show de talentos e feira de geração de renda, onde são expostos e vendidos produtos confeccionados pelos usuários.

Deixe seu comentário