Categories CidadeDestaqueEducação

APAE – Mauá inova e desenvolve o projeto “Horta”

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mauá passou a desenvolver uma nova atividade no currículo pedagógico, o Projeto “Horta”, que tem o objetivo dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos e conscientização da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

Segundo Helvio Bozzato, presidente da instituição, o projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano 2017 com um grupo de alunos da instituição. Com a orientação e supervisão da coordenadora pedagógica Kátia Honorato e Maria Elizabeth Fusari coordenadora técnica.

A associação que foi fundada por pais que sentiram a necessidade de ter uma escola que pudesse atender seus filhos no município de Mauá, hoje conta com a capacidade de atendimento de 200 crianças em classes de escolaridade e 120 em oficinas, atendendo pessoas com defiência intelectual nos níveis educável (grau leve) e treinável (graus moderados e severos).

Esse projeto se inicia com a escolha de legumes e verduras que desejam plantar, momento em que todos têm o contato com a semente, ou seja, a origem do alimento plantado. Acompanham o crescimento das hortaliças com regas de água constante e quando chega a colheita, também, aprendem o cuidado que devem ter com os produtos.

Coletados os alimentos, os alunos ajudam na higienização e são convidados a experimentá-los e estimulados a consumi-los, contribuindo para uma alimentação saudável, além disso, levam para casa.

“O trabalho desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente as crianças e adolescentes que apresentam dificuldade de consumirem hortaliças na alimentação, comenta a coordenadora pedagógica da APAE Mauá, Kátia Honorato.

Há, também, uma cozinha experimental na APAE de Mauá, onde os alunos preparam pratos utilizando os alimentos da horta. Uma atividade que merece reconhecimento e que vem atraindo olhares curiosos dos alunos e elogios por parte dos familiares dos atendidos.

O objetivo da associação é a defesa dos direitos e melhora da qualidade de vida da pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Deixe seu comentário